10/01/2018 16:24 pm

DA de Enfermagem desenvolve Projeto com ex-presidente do Coren-PB

O presidente do Diretório Acadêmico do curso de Enfermagem do Unipê, Jefson Fulvyo desenvolveu, em parceria com o ex-presidente do Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba – Coren-PB, Ronaldo Beserra, um Projeto de Integração Acadêmica. Conforme o estudante, o objetivo é realizar visitas a todas as 14 regionais de saúde da Paraíba, especificamente nos cursos superiores e técnicos de Enfermagem de cada região, para discutir o novo Código de Ética da Profissão.

“A medida visa garantir que estes acadêmicos e futuros profissionais de Enfermagem saiam da academia preparados e com autonomia para exercer a profissão de maneira ética e legal, garantindo, assim, a segurança do cidadão”, explicou.

Para Jefson, muitos dos alunos dos cursos superiores e técnicos de Enfermagem não conhecem a fundo a responsabilidade do Coren-PB nem o Código de Ética que rege a profissão. “Muitos acham que o conselho serve apenas para pagar anuidade, mas, como é um conselho de ética, ele tem muito a acrescentar para os acadêmicos. Muitos não têm essa visão ampla”, lamentou.

As ações previstas pelo projeto, segundo Jefson, contarão com acadêmicos de cursos de Enfermagem de toda a João Pessoa, que auxiliarão as atividades do Conselho por meio da promoção de palestras, mesas-redondas e debates que levarão o tema às regionais da Paraíba. “Eu visitei todas as faculdades da capital e recrutei representantes por meio das coordenações para que consigamos fazer com que o código de ética e esse conhecimento do papel do conselho chegue a todas as faculdades”, acrescentou.

Nova análise

Conforme o presidente do DA de Enfermagem do Unipê, o projeto foi desenvolvido durante o mandato de Ronaldo Beserra na presidência do Coren-PB, contudo, neste início de ano, nova votação modificou a atual gestão do conselho. Com esta mudança, o projeto deverá ser levado para nova apreciação para, então, ser dado início a um cronograma de atividades. “Esse projeto está pronto e aprovado há cerca de um ano. Nossa perspectiva é que ele seja novamente aprovado”, declarou Jefson.

Além da Paraíba, o projeto deverá ultrapassar divisas, chegando a outros estados, segundo prospectou o discente. “Ronaldo, ex-presidente do Coren-PB, vai levar nosso projeto ao Cofen (Conselho Federal de Enfermagem) para ser apreciado. Caso seja aprovado, pretendemos ir a outros estados com essa iniciativa”, explicou.

Politizar o estudante de Enfermagem para que ele entenda seus direitos e deveres, este é o principal fim do projeto, segundo o estudante do Unipê. “A classe é vista como subordinada, mas não queremos isso. Queremos que ele entenda a ética, a legislação, para que ele tenha mais autonomia para exercer sua função. Queremos mudar a visão do acadêmico de Enfermagem”, finalizou.