28/12/2017 11:12 am

MATCOMP apresenta trabalhos de alunos do UBTech TI

Alunos do UBTech TI dos cursos de Ciência da Computação, Sistemas para Internet, Redes de Computadores e Gestão da Tecnologia da Informação  apresentaram trabalhos que resultaram de pesquisas desenvolvidas ao longo do semestre de 2017.2. As apresentações corresponderam à culminância do MATCOMP e ocorreram na noite do último dia 4, no Espaço de Vivência Acadêmica do Centro Universitário de João Pessoa.

Na atividade, alunos dos primeiros períodos das graduações investigaram aplicações de conteúdos matemáticos na computação, os quais foram estudados em disciplinas como Álgebra Linear, Cálculo Diferencial, Matemática Discreta, entre outras.

IMG_20171204_200113280
IMG_20171204_200701053_HDR
IMG_20171204_210527621
IMG_20171204_211342025

Após cada equipe escolher uma aplicação, foram confeccionados banners para serem apresentados para uma equipe de professores que passava avaliando e para os demais alunos que visitaram todos os trabalhos.

Segundo a profa. Syana Monteiro, pelo fato dos primeiros anos dos cursos serem compostos por disciplinas de matemática pura como os cálculos Diferencial e Integral, Álgebra linear, dentre outras, o discente, na maioria das vezes, se pergunta “por que estudar tantos cálculos matemáticos?”. Sendo assim, este evento surge também para valorizar o conhecimento adquirido nas disciplinas básicas da graduação.

“Tivemos belíssimas apresentações, totalizando 25 aplicações de matemática nas mais diversas áreas da computação. Os alunos trouxeram aplicações da matemática do exame de ressonância magnética computadorizada, na elaboração de games, na criptografia, na engenharia civil, entre outras áreas. O evento ganhou forma e força em sua primeira versão e terá continuidade em 2018 com inovações e abertura ao público”, avaliou a docente. Ela informou que as equipes fizeram resumos dos trabalhos para uma futura publicação científica.