14/11/2017 10:52 am

Coral Unipê se prepara para o XV Fepac 2017

Começa hoje o Festival Paraibano de Coros – XV Fepac 2017 e o Coral Unipê está com os preparativos a todo vapor para surpreender em mais uma apresentação no maior festival de coros da Paraíba. O Coral Unipê se apresentará na próxima sexta-feira, 17 de novembro. O festival tem início todos os dias às 18h, na Sala de Concertos Radegundis Feitosa e, na sexta, o coral Unipê será o último a se apresentar. A entrada para o evento é 1kg de alimento não perecível. Segundo o maestro João Alberto Gurgel, o público pode esperar novos musicais e novas peças com a animação característica de um dos mais tradicionais coros do estado.

“Segundo semestre é época de criação de novas peças principais e novos musicais para o nosso coral, com músicas arranjadas exclusivamente para o grupo e o seu perfil vocal atual”, disse, destacando como acontece o processo de criação de novas peças e quais as expectativas dos estudantes que fazem parte do Coral Unipê. “Os alunos retêm grandes expectativas sobre qual o tema de cada música, pois cada musical é feito com muita pesquisa e eles só sabem de cada música do repertório no momento em que as partituras são entregues. A reação ao folhear cada página, curiosamente, para ver de quê se trata e como vai ser é o primeiro sinal do êxito daquela música ou daquele musical. Primeiramente, tem incitar a magia musical dentro de cada integrante para depois eles poderem externar ao público. Música sem sentimento não empolga, não tem sentido”, comentou Gurgel.

Coral Unipê – Ensaio (15)
Coral Unipê – Ensaio (14)
Coral Unipê – Ensaio (13)
Coral Unipê – Ensaio (8)
Coral Unipê – Ensaio (7)
Coral Unipê – Ensaio (6)

O Fepac é sempre a oportunidade em que o coral estreia novos musicais e, segundo João, isso implica em dizer que essa época do ano é um período de preparação em dobro. “É uma verdadeira construção. Dedicação inexplicável para quem não vive o Coral Unipê. Ensaios ordinários, extras, feriados, fins de semana. Praticamente entramos num verdadeiro ‘retiro musical’. É um período muito desgastante, mas, ao mesmo tempo, enriquecedor para os alunos. Eles admitem que recompensa, que tudo vale a pena”, destacou.

Uma experiência acadêmica sem igual. Assim João destaca o principal diferencial do Coral Unipê. “Os alunos ampliam sua experiência acadêmica e, o melhor, ao lado da sua sala de aula. É uma prova de que dá pra sonhar, viver e sentir música dentro da faculdade, estudando uma profissão totalmente diferente. E até mesmo depois de formado, já no mercado de trabalho”, comentou.

Expectativas

A surpresa é o ponto alto do Coral Unipê. Todos os anos, são grandes as expectativas para o novo musical do coral Unipê e, segundo o maestro João Alberto Gurgel, o objetivo da surpresa é presentear as pessoas com a alegria característica do coral da instituição. “Não divulgamos os temas porque achamos a surpresa um forte ingrediente para um bom presente. Os alunos levam consigo a emoção de dizer ‘vou ser um jurista, odontólogo, engenheiro, médico, etc, mas também estou aqui vivendo algo diferente, cantando’. São ensinamentos, lembranças, que eles levarão para toda a vida, pois, por meio do coral, eles conseguiram ampliar sua experiência acadêmica, vivendo tudo aquilo que o Unipê tem a oferecer”, reiterou.

Visita Internacional

E, durante os ensaios de preparação para o Fepac 2017, o Coral Unipê recebeu a visita da maestrina americana Wendy K. Moy, doutora em artes musicais. “Um momento de ainda mais estímulo para os nossos alunos. A maestrina partilhou um pouco de sua experiência e ainda deu um depoimento contagiante sobre o desempenho do nosso coral”, comentou Gurgel.

Wendy será uma das maestrinas de renome internacional que participarão do XV Fepac 2017. Além de Wendy, a carioca Patrícia Costa irá participar do Fepac. As duas ministrarão oficinas voltadas à formação musical no evento.

Coral Unipê – Ensaio (17)
Coral Unipê – Ensaio (7)
Coral Unipê – Ensaio (6)
Coral Unipê – Ensaio (1)
Coral Unipê – Ensaio (16)
Coral Unipê – Ensaio (10)

Sobre o Fepac

Em sua 15ª edição, o Festival Paraibano de Coros – Fepac 2017 ocorrerá de 14 a 18 de novembro, sempre a partir das 18h, na Sala de Concertos Radegundis Feitosa, no Centro de Comunicação Turismo e Artes – CCTA da Universidade Federal da Paraíba – UFPB. O evento contará com a apresentação de 52 grupos representando os estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Sergipe, além de um representante de Córdoba (Argentina). Já a Paraíba será representada por coros das cidades de João Pessoa, Picuí, Nova Floresta, Boa Vista e Sapé.

A edição deste ano do evento promete reunir cerca de duas mil vozes durante as cinco noites de realização e, para comemorar os seus 15 anos, o Fepac vai ajudar o projeto Natal Sem Fome. Todos poderão participar dessa campanha levando para o teatro um quilo de alimento não perecível, que será o ingresso para o evento.

Clique aqui para conferir a programação completa do evento.

Serviço

Festival Paraibano de Coros

Data: 14 a 18 de novembro
Apresentação do Coral Unipê: 17 de novembro
Horário: A partir das 18h
Local: Sala de Concertos Radegundis Feitosa
Entrada: 1kg de alimento não perecível

Fonte: Assessoria de Comunicação - ASCOM