13/11/2017 21:36 pm

Saúde baseado em evidências é tema de Encontro Científico

O I Encontro Científico: Saúde Baseado em Evidências irá congregar discentes de iniciação científica da graduação e pós-graduação de cursos da Saúde. O evento se destina aos pesquisadores que buscam o conhecimento na área do exercício físico. A atividade acontecerá no dia 9 de dezembro, a partir das 13h30, no Auditório Unipê.

As inscrições para o Encontro poderão ser realizadas nas Coordenações dos cursos da Saúde (alunos do Unipê) ou pelo e-mail  ecsbeunipe@gmail.com (alunos de outras IES, profissionais e pesquisadores). O evento contará com as palestras da profa. Dra. Maria do Socorro Cirilo de Sousa e da profa. Dra. Ana Cristina Oliveira Marques. Haverá emissão de certificado de 6 horas para os participantes.

As palestrantes abordarão, respectivamente, os temas “Exercício físico, a saúde e os mitos sobre o treinamento de força com restrição de fluxo sanguíneo” e “Princípios e métodos de alongamento e suas aplicações para o exercício físico e saúde”.

Sobre os palestrantes

Profa. Dra. Maria do Socorro Cirilo de Sousa

Doutora em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2001) e Pós-Doutora em Ciências do Desporto (UTAD, Portugal, 2010). Atualmente é professora Associada III da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Avaliação Física (cineantropometria morfológica, funcional e neuromuscular), Prescrição de Exercícios em indivíduos sem e com situações especiais, Epidemiologia e Saúde. Autora dos livros: Treinamento físico individualizado (personal training): abordagem nas diferentes idades, situações especiais e avaliação física.

Profa. Dra. Ana Cristina Oliveira Marques

Doutora em Educação Física pelo Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física UPE/UFPB. É docente do curso de Educação Física do Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ). Como pesquisadora, estuda os efeitos do exercício físico (principalmente, dança e alongamento) na hipertensão arterial, fluxo sanguíneo, modulação autonômica, qualidade de vida, do sono e menopausa.

I Encontro Científico: Saúde Baseado em Evidências

Data: 9 de dezembro