13/11/2017 15:55 pm

Direito promove II Semana do Halloween Jurídico

Alunos do curso de Direito do Unipê, literalmente, vestiram a camisa e se fantasiaram para vivenciar a II Semana do Halloween Jurídico. O evento, nomeado oficialmente Cine Med Halloween, fez parte das atividades da disciplina Medicina Legal e foi idealizado pelo professor da disciplina, doutor Marcus Setally Azevedo Macena. Conforme o docente, a atividade fez parte de uma série de metodologias ativas desenvolvidas por ele na disciplina com o objetivo de potencializar o aprendizado dos alunos.

Halloween Jurídico
Halloween Jurídico 22
Halloween Jurídico 19
Halloween Jurídico 18
Halloween Jurídico 17
Halloween Jurídico 16

“Integração dos alunos entre si e com o professor valorizando a disciplina, fazendo com que os discentes vejam a disciplina de uma forma mais próxima, fazendo com que ele estude mais, se identifique e, consequentemente, aprenda mais. Isso, claro, aliado a um objetivo totalmente didático”, destacou o professor ao revelar os objetivos da atividade desenvolvida.

Conforme Setally, o Halloween Jurídico aconteceu a partir de um filme assistido pelos alunos que foi seguido de uma metodologia ativa que foi disponibilizada para os estudantes no Unipê Virtual. “Eles deviam assistir a um filme e responder questões como, por exemplo: qual a tipificação, que crime foi cometido, qual a causa jurídica da morte? Foi homicídio, suicídio, acidente? Decapitação, estrangulamento, asfixia? Depois o aluno tinha que comparar o que mostrou a cena do filme com as características que essas lesões apresentariam na vida real”, detalhou.

Halloween Jurídico 13
Halloween Jurídico 11
Halloween Jurídico 10
Halloween Jurídico 9
Halloween Jurídico 8
Halloween Jurídico 6
Halloween Jurídico 4
Halloween Jurídico 3
Halloween Jurídico 2

Interação, união e descontração enquanto é feita a fixação dos conhecimentos adquiridos na disciplina por meio das metodologias ativas, assim Setally resume a atividade realizada com sete turmas do curso de Direito. “É uma forma de integrar, unir, promover uma descontração e também fixar o conhecimento previamente fornecido para eles na disciplina, tudo isso através de metodologias ativas”, pontuou.

Segundo o docente e o feedback dos alunos após as atividades, tanto pessoalmente quanto via redes sociais, a aceitação dos alunos superou as expectativas. “Posso afirmar que os alunos adoraram, participaram em massa inclusive muito mais do que nas aulas teóricas tidas como convencionais. Vestiram-se, uniram-se, trabalharam em equipe para realizar, todas as equipes levaram comida, fizeram decorações. Eu fiquei espantado com a organização das turmas”, comentou Setally, destacando a importância da promoção de atividades diferenciadas.

Eu percebo que isso faz com que eles realmente se aproximem da disciplina. Medicina Legal não é uma disciplina tão fácil para alunos de Direito porque eles não são familiarizados com alguns termos utilizados. Eu tenho certeza de que esses métodos são extremamente positivos para a aprendizagem”, finalizou.

Numol

Setally adiantou que o trabalho final da disciplina envolverá uma visita ao Núcleo de Medicina e Odontologia Legal – Numol, onde os alunos vivenciarão na prática a análise junto aos cadáveres daquele instituto policial do estado da Paraíba.

Inscrições para o Vestibular Tradicional

O Unipê está com as inscrições abertas para o Vestibular Tradicional. Os cursos disponíveis nesta seleção contemplam as áreas da saúde, tecnologia, jurídica e de negócios. A inscrição pode ser realizada por meio do portal vestibular.unipe.br. Em caso de dúvidas, os candidatos podem ainda ligar para a Central de Relacionamento do Unipê: 0800-707-9210.