10/11/2017 08:25 am

Hemocentro realiza coleta de sangue no Unipê próxima terça

O bloco de Medicina do Centro Universitário de João Pessoa receberá uma equipe do Hemocentro da Paraíba na próxima terça-feira, dia 14 de novembro. A ação ocorrerá nas salas S419, S421 e S422, das 8h às 18h, e, em cada sala, as doações terão o acompanhamento de um professor do curso. A ação foi uma iniciativa da aluna Potira Yanay Barcellos, que conta que procurou o Hemocentro para ajudar a potencializar os estoques de sangue nessa época do ano.

“Eu gostaria de mobilizar estudantes, professores e funcionários, familiares e demais interessados a, juntos, realizarmos um mutirão de doação de sangue e conscientização para doação de medula óssea e plaquetas dentro do nosso campus com o objetivo também de proporcionar ações de extensão que salvam a vida das pessoas e mudam a dimensão da corresponsabilidade e compromisso pessoal com o próximo”, destacou a discente do curso de Medicina do Unipê.

Hoje, cada vez mais, precisamos adotar esses princípios humanitários de dedicação para com o próximo, promovendo ações essenciais para situações delicadas quando a vida do ser humano necessita da solidariedade”, complementou Potira.

Coletas externas em novembro

Durante este mês, o Hemocentro da Paraíba programou cinco coletas externas. As ações ocorrerão nas cidades de Cabedelo e João Pessoa. As campanhas externas são estratégias que a instituição utiliza para aproximar o voluntário da doação de sangue, garantindo assim um acesso mais fácil da população à doação, além de incentivá-la à doação regular.

A diretora-geral do Hemocentro da Paraíba, Luciana Gomes, ressalta que doar sangue é um ato de solidariedade que pode salvar vidas. “O sangue não tem substituto. Por isso a doação espontânea e periódica é fundamental. Uma única doação de sangue pode salvar três vidas”, destacou.

De acordo com o cronograma do Hemocentro da Paraíba, a primeira ação externa do mês de novembro ocorreu na última terça-feira (7), na Escola de Ensino Fundamental e Médio Professora Débora Duarte, em João Pessoa. Ontem (9), a coleta externa ocorreu no Instituto Federal da Paraíba (IFPB), campus avançado de Cabedelo.

Na terça-feira (14), o Hemocentro vem vai até o Unipê, localizado na BR 230, em Água Fria, e na quinta-feira (16) vai a outra instituição de ensino superior.

As atividades serão encerradas no dia 25, com a realização da 4ª edição da Campanha Amigo Doador, em parceria com a Instituição Espírita Vianna de Carvalho e a Organização Não Governamental Doe Sangue-PB. A coleta será no Centro Espírita que fica na Rua Professor Joaquim Santiago, 70, no bairro dos Expedicionários, das 8h às 16h.

Posso ser um doador?

Para ser um doador de sangue, é necessário ter entre 16 e 69 anos (menores devem estar acompanhados do responsável legal), ter mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar documento de identificação original e com foto. Os homens podem doar com intervalo de cada dois meses e as mulheres a cada três meses. No momento da doação, é importante apresentar a carteira de identidade ou outro documento oficial com foto, e a pessoa não deve estar em jejum.

Doação de Sangue no Unipê

Local: salas S419, S421 e S422, localizadas no Bloco de Medicina