08/09/2017 09:39 am

Cursos participam da jornada mundial “Na Cidade Sem Meu Carro”

O Unipê está apoiando as ações da jornada mundial “Na Cidade Sem Meu Carro”, que ocorrerão no próximo dia 22, na cidade de João Pessoa. Alunos e professores dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Gestão Ambiental, Marketing e Ciências Contábeis da Instituição irão promover atividades que visam sensibilizar a população acerca das alternativas para o deslocamento de pessoas que dispensam a utilização de veículos individuais e priorizam o transporte coletivo ou sustentável, a exemplo das bicicletas.

De acordo com o coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo, prof. Pier Paolo, os estudantes estarão envolvidos nas seguintes ações: passeio ciclístico nas avenidas Ministro José Américo de Almeida (Beira Rio) e Visconde de Pelotas; urban sketch (desenho da paisagem), acompanhados pelos professores de desenho; roteiro histórico em pontos próximos ao local do evento, realizado por alunos de projeto de extensão; instalação de parklet feito com pallets com a veiculação de sebo e troca de livros; sensibilização ambiental, entre outras.

Para o prof. Pier Paolo, seriam vários os benefícios sentidos pela comunidade se houvesse uma redução no número de carros transitando nas vias públicas. “O uso consciente de veículos reduz bastante o número de congestionamentos na cidade, obriga a melhora do serviço de transporte público, incentiva as pequenas caminhadas ou o uso de bicicleta, melhorando o condicionamento físico da população, trazendo qualidade de vida e saúde. Também promove a movimentação da população junto aos espaços públicos de maior circulação”, opinou.

Atividades que os cursos de Arquitetura e Urbanismo e Gestão Ambiental do Unipê se propõem a executar na jornada mundial “Na Cidade Sem Meu Carro”:

– Construção de um Parklet transitório feito com pallets. Conjuntamente será realizada uma feira de troca de livros. O projeto do Parklet é idealizado pelos alunos do curso;

– Realização de atividade de desenho de observação “Urban Sketch” com os professores Pier Paolo B. Pizzolato, Antônio Cláudio Ximenes Massa e Demétrius Lacet;

– Haverá duas atividades de visita técnica realizada pelo projeto de extensão Rimas de Pedra, um circuito turístico e cultural através da linha do bonde que existiu no centro para discutir mobilidade urbana;

– Divulgação e conscientização da importância da gestão urbana e ambiental ministrada pelo curso de Gestão Ambiental;

– Peça de teatro oferecida pelo grupo de teatro do Unipê;

Jornada mundial “Na cidade sem meu carro”

Data: 22 de setembro

Local: João Pessoa