08/09/2017 09:26 am

Alunos de Enfermagem fazem roda de conversa com mães do HMFRC

A importância da amamentação para mãe e bebê – pelo seu desenvolvimento – e os cuidados que se deve ter durante o ato foram temas abordados numa roda de conversa entre as mães do Hospital Flávio Ribeiro Coutinho e estudantes do curso de Enfermagem do Centro Universitário de João Pessoa – Unipê. A ação foi realizada no último dia 24, durante a Semana Mundial do Aleitamento Materno, nas dependências do hospital parceiro do Unipê, que fica localizado em Santa Rita.

O dia também foi de confraternização. É que foi servido para as mães um café da manhã e foi estimulado o chamado “mamaço”, um momento único em que as mães ficam em contato com a natureza, respirando ao ar livre e amamentando os bebês debaixo das sombras das árvores, trocando entre si as experiências de cada uma. Segundo Rozileide Martins, professora do curso de Enfermagem, esse tipo de experiência abarca dois vieses: a interação das mães com os filhos e o diálogo entre elas próprias.

“É importante para a troca de experiência entre elas, de vivência entre elas, porque cada uma traz uma história de vida, o que vivenciaram de dificuldades, de facilidades, e assim uma vai ajudando a outra no grupo”, disse. Para os estudantes, ela considera que a experiência agrega ao conhecimento construído na academia, na medida em que participam e também preparam o momento de conversa.

“Enquanto acadêmicos, isso foi de extrema importância, porque eles vão ser futuros profissionais. E onde eles estiverem, seja numa maternidade, numa unidade de saúde, na atenção primária, até na gestão, eles vão precisar desse conhecimento para prestar um serviço de qualidade e humanizado, que é o mais importante”, avalia.

Pré-inscrições para o Vestibular Tradicional

O Unipê está com as pré-inscrições abertas para o Vestibular Tradicional e o curso de Enfermagem está entre os disponíveis nesta seleção. Outros cursos disponíveis na Instituição contemplam as áreas da saúde, tecnologia, jurídica e de negócios.  A inscrição pode ser realizada por meio do portal vestibular.unipe.br. Em caso de dúvidas, os candidatos podem ainda ligar para a Central de Relacionamento do Unipê: 0800-707-9210.

Fonte: Assessoria de Comunicação - ASCOM