11/08/2017 16:54 pm

Unipê premia práticas docentes apresentadas na Sapiens

Na última quinta-feira (3), o Unipê premiou os docentes que apresentaram os melhores projetos na Mostra de Boas Práticas  e Experiências Exitosas em Espaços de Aprendizagem, atividade realizada na VI Semana de Atualização Pedagógica – Sapiens. Além de oferecer uma programação atrativa para a capacitação docente, com atividades que estimularam o debate de melhorias no ensino, a Instituição abriu espaço para que bons exemplos fossem disseminados entre os professores do Centro Universitário de João Pessoa e incentivou esta apresentação com prêmios em dinheiro, viagens e eletrodomésticos.

O curso de Enfermagem recebeu R$ 2 mil por ter sido a graduação com o maior número de professores no evento. Conforme as normas da Sapiens, o valor deverá ser gasto com os docentes.

Primeiro lugar na Mostra, o prof. Walter Sarinho foi premiado duplamente. Pela sua posição no ranking de melhores projetos com o trabalho “Infocomic: Exposição de Quadrinhos” ele ganhou uma geladeira e, por ter sido o docente com maior presença e participação no evento, ele recebeu uma premiação de R$ 3 mil. Feliz com os prêmios, ele exaltou a realização do evento.

“É uma extrema satisfação participar da Sapiens. Desde que cheguei ao Unipê e descobri a Semana de Atualização Pedagógica costumo participar de tudo que é ofertado. Os treinamentos são atrativos e muito interessantes para a prática do docente. São abordadas novas metodologias e práticas de ensino.  Como a Sapiens acontece todo ano, nessa época eu costumo reservar alguns dias para participar de todas as palestras e oficinas”, comentou o professor do UBTech TI.

Sobre o trabalho premiado, ele afirmou ter sido surpreendido com a escolha, pelo fato dos projetos envolvendo criação de programas serem mais populares no meio da tecnologia. “Eu submeti três trabalhos, apesar de acreditar em todos, foi uma grande surpresa a exposição de quadrinhos na área de tecnologia ter sido premiado”, disse o docente.

Ele explicou que a atividade é desenvolvida com alunos dos cursos de Sistemas para Internet e Gestão da Tecnologia da Informação, na disciplina Tópicos Especiais que trata de Engenharia de Requisitos. Segundo o prof. Walter, os alunos dele tinham que dominar o conhecimento em sala de aula para produzir um quadrinho, que é uma situação problema envolvendo o conteúdo que eles estavam estudando e que, no final da produção dos estudantes, eles tinham que entregar um quadrinho atrativo e engraçado.

Em sexto lugar, um grande exemplo a ser seguido pelos cursos do Unipê foi o “Relato de Experiência: o Desafio de Inclusão Proposta Por Alunos Surdos com o Glossário de Modas em Libras”, das professoras Suellen Albuquerque, Lucyana Azevedo, Victoria Fernandez e Maura Mousinho.

O relato contou sobre o processo de ensino e aprendizagem por meio da experiência de alunos surdos que exploraram no Trabalho de Conclusão de Curso uma forma de se diferenciar no mercado, uma linguagem de sinais que eles mesmos criaram para lidar com termos técnicos apresentados na graduação, uma vez que faltavam sinais para traduzir estas expressões para Libras.

“A gente abriu a nossa mente e pensamos num processo metodológico diferente, num formato de relatório diferente. O que poderia parecer uma deficiência, o não domínio da língua portuguesa, se mostrou o grande diferencial dos alunos, que criaram uma linguagem de libra com termos técnicos na área de moda e ofertaram isso ao mercado, como um produto inédito e com grande potencial de disseminação”, frisou a profa. Suellen Albuquerque.

Realizada anualmente no mês de julho, a Sapiens chegou este ano à sua sexta edição. Em 2017, o evento deixou de acontecer na primeira quinzena e passou para a segunda metade do mês. A Semana de Atualização Pedagógica ocorreu entre os dias 18 e 28 de julho com o tema “Inovação Acadêmica: Aprendizagem e Metodologias Ativas”.

Inscrições para o Vestibular Tradicional

O Unipê está com as inscrições abertas para o Vestibular Tradicional. Os cursos disponíveis nesta seleção contemplam as áreas da saúde, tecnologia, jurídica e de negócios.  A inscrição pode ser realizada por meio do portal vestibular.unipe.br. Em caso de dúvidas, os candidatos podem ainda ligar para a Central de Relacionamento do Unipê: 0800-707-9210.