14/07/2017 15:45 pm

Alunos de Medicina têm três trabalhos aprovados em Congresso Brasileiro

Os alunos do 5º período do curso de Medicina do Unipê Matheus Fernandes, Matheus Santiago e Raissa Sarmento tiveram três trabalhos aprovados para apresentação no XXXVI Congresso Brasileiro de Urologia. O evento acontecerá na cidade de Fortaleza-CE, entre os dias 26 e 29 de agosto, e reunirá especialistas nacionais e internacionais. Os estudantes até o momento ainda não cursaram a Unidade Curricular (UC) de Urologia, mas o interesse na disciplina destaca ainda mais o feito dos estudantes.

oii2
oii

Dois dos trabalhos aprovados têm como autor principal o aluno Matheus Fernandes e um o Matheus Santiago, ambos em coautoria com duas outras alunas: Raissa Sarmento, também estudante de Medicina no Unipê, e uma estudante do 6º período do curso de Medicina da UNIFOR, Beatriz Nogueira. Os trabalhos contaram com a participação dos professores Arlindo Monteiro de Carvalho Júnior, coordenador do curso de Medicina do Unipê; Carlos Mello, professor da UC de Imaginologia do Curso de Medicina do Unipê; e Michelle Salles, professora de Bioestatística do Unipê.

“Nem eu nem boa parte da equipe, na verdade [cursou a disciplina]. Até então somos autodidatas nessa área. O vasto leque de instrumentos para auxílio de diagnósticos e as terapêuticas peculiares da especialidade nos inspiraram a estudarmos mais esses conteúdos”, comentou Matheus Fernandes, revelando que sabia que tinham feito um bom trabalho, mas não esperava tal reconhecimento. “Tentei não criar muitas expectativas, mas estava convicto de que nos esforçamos para elaborar os trabalhos. Felizmente, estamos colhendo ótimos frutos ante a nossa dedicação”, disse.

Os trabalhos dos estudantes são intitulados: “A Dinâmica Funcional da Ressonância Nuclear Magnética Multiparametrica Associada ao Pi-Rads™ V2 no Diagnóstico do Câncer da Próstata” (Autoria: Matheus Fernandes, Mateus Santiago, Beatriz Nogueira, Raissa Sarmento, Carlos Mello e Arlindo Carvalho Jr);  ” A Ultrassonografia No Auxílio Do Diagnóstico De Torção Testicular Em Crianças De Todas As Idades”. (Autoria: Mateus Santiago, Matheus Fernandes, Beatriz Nogueira, Raissa Sarmento e Arlindo Carvalho Jr); e “Análise da Composição dos Cálculos Encontrados na Bexiga de Ratos Submetidos a Rafia com Fios de Bpca X Pgl910”(Autoria: Matheus Fernandes, Mateus Santiago, Beatriz Nogueira, Raissa Sarmento, Michelle Salles e Arlindo Carvalho Jr). Este último, inclusive, relacionado à Tese de Doutorado do Prof. Arlindo Carvalho Jr.

“Conseguimos agregar, além da urologia, a clínica cirúrgica, a radiologia e a própria ciência básica”, destacou Matheus. “Todos os resumos aprovados para o Congresso foram elaborados pelos respectivos autores, bem como a temática escolhida. Todos auxiliaram em todas as etapas do processo, contribuindo nos debates para destrincharmos os aspectos mais relevantes publicados na literatura, como também na montagem das apresentações”, acrescentou, reiterando que o orientador responsável pelos trabalhos é o coordenador do curso de Medicina e médico urologista Arlindo Monteiro de Carvalho Júnior.

“Ele esteve ao nosso lado todos os instantes, desde a escolha da temática até o desenvolvimento do conteúdo, sempre atento a cada etapa do processo e nos auxiliando todas as vezes que precisávamos, com muito esmero e dedicação”, asseverou Matheus.

Prof. Arlindo Carvalho Jr destaca que esse mesmo grupo de alunos, ainda como ingressantes e no primeiro período do curso, já tinha conseguido emplacar um trabalho de pesquisa no Congresso Brasileiro de Anatomia. “Com mais esses três, mostra realmente que são alunos diferenciados que agregam muito ao perfil de qualidade do Unipê”, completou o professor.

Inscrições para o Vestibular Tradicional

O Unipê está com as inscrições abertas para o Vestibular Tradicional. Os cursos disponíveis na Instituição contemplam as áreas da saúde, tecnologia, jurídica e de negócios.  A inscrição pode ser realizada por meio do portal vestibular.unipe.br. Em caso de dúvidas, os candidatos podem ainda ligar para a Central de Relacionamento do Unipê: 0800-707-9210.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação - ASCOM