12/06/2017 14:48 pm

Aluna e professores de Enfermagem são aprovados em Mestrado

A aluna Milenna Minhaqui e os professores Alane Almeida, Michelle Alves e Ronny Anderson, do curso de Enfermagem do Centro Universitário de João Pessoa – Unipê, foram aprovados no Programa de Mestrado em Enfermagem da UFPB. Para a coordenadora adjunta do curso, professora Marcella Duarte, essa conquista sinaliza o compromisso e a relevância do trabalho de toda a equipe que compõe o curso de Enfermagem do Unipê.

Esses resultados sinalizam o compromisso e a relevância do trabalho de toda a equipe que compõe o Curso de Graduação em Enfermagem do Centro Universitário de João Pessoa na formação do discente, mediante articulação de teoria e prática, simulações realísticas, práticas assistidas e estágios supervisionados, e promoção de monitorias e projetos de extensão e pesquisa”, comentou.

Concluinte do 8º período, dedicada e sempre envolvida com as atividades do curso, Milenna foi aprovada no programa de Mestrado em Enfermagem com área de concentração na área de Cuidado em Enfermagem e Saúde. Segundo Milenna, um dos principais diferenciais para ela conseguir ser aprovada antes mesmo do fim do curso foi sua participação em projetos de pesquisa e envio de trabalhos para congressos nacionais e internacionais.

A aluna destacou a importância do Unipê nesse processo. “O Unipê é uma Instituição séria e com professores preparados, que incentivam e direcionam seus alunos para que sejam competentes, e assim, obtenham sucesso e realização na vida profissional”, declarou.

Docentes

Seguindo a linha de pesquisa Políticas e Práticas do Cuidar em Enfermagem e Saúde, voltada para a Atenção à Saúde da Criança na Atenção Primária da Saúde, a professora Alane Leôncio foi uma das docentes aprovadas no programa de Mestrado. Ela é professora das disciplinas Saúde da Criança e Adolescente, Assistência à Saúde da mulher e RN, e do Estágio Supervisionado II. Alane possui residência em Saúde da Criança e já atua há um ano como docente do curso. Ela acredita que o aperfeiçoamento é fundamental para a oferta de um ensino de qualidade.

“Hoje em dia a experiência prática proporciona aulas riquíssimas de aprendizagem. Destaco que é necessário aperfeiçoamento quanto à didática e às questões de ensino, e uma carreira acadêmica complementa o processo de ensino-aprendizagem de qualidade”, disse.

Outra docente aprovada na seleção de Mestrado foi Michelle Carvalho. Sua linha de pesquisa é em Políticas e Práticas do Cuidar em Enfermagem e Saúde. Docente da disciplina de Estágio Supervisionado I há dois anos e docente integradora do sétimo período, a professora destaca a importância de mais essa etapa em sua vida acadêmica. “Acredito que essa nova etapa possibilitará um aperfeiçoamento de estratégias utilizadas em sala de aula, além de melhor contribuir com a pesquisa através da formação de projetos na instituição”, disse.

Fundamentos Teórico-Filosóficos do Cuidar em Enfermagem. Essa é a linha de pesquisa do professor Ronny Anderson. Docente das unidades curriculares Fundamentação do Processo do Cuidar I e II, Assistência de Enfermagem em Unidades Complexas, Assistência de Enfermagem nas Doenças Transmissíveis, e docente integrador do quinto período, o professor foi um dos docentes premiados com o certificado de professor destaque “Honra ao Mérito” no período 2016.2.

Ronny destacou a importância da sua entrada no programa. “A entrada no programa vai agregar e trazer novos conhecimentos com a finalidade de otimizar o uso de metodologias inovadoras e estratégias de ensino na busca da construção do saber discente dentro de uma perspectiva problematizadora, construtivista e baseada num aprendizado significativo. Do ponto de vista técnico e científico, é pertinente salientar os avanços e a pesquisa baseada em evidência, o que tem sido um diferencial dentro da instituição”, finalizou.