09/06/2017 15:19 pm

POWERUNIPÊ movimenta o Ginásio da Instituição

No sábado passado, 17 alunos do curso de Educação Física do Unipê organizaram o I Encontro de Powerlifting do Unipê – POWERUNIPÊ. O powerlifting (levantamento de potência) consiste na realização de três exercícios: o supino, o levantamento terra e o agachamento, que dividem categorias por peso. A competição reuniu atletas dos naipes masculino e feminino em diversas categorias e, entre elas, estava a paratleta Francineide Guimarães Maciel, mais conhecida como Fran, na categoria feminina, que foi unificada.

DSC_4531
DSC_4537
DSC_4533

Aposentada e com 51 anos, Fran gosta do halterofilismo e confessou que sempre fez esporte. Cadeirante há 15 anos, a paratleta achou o evento bastante organizado e aproveitou a competição. “Há muito tempo, depois que eu sofri um acidente, eu comecei a treinar. Já participei de campeonato da Caixa no Norte/Nordeste. Eu gosto muito de esporte, sempre gostei, e antes do acidente eu já praticava, aí depois de um tempo eu voltei a praticar esportes”, contou.

Fran estava acompanhada de mais dois paratletas e foi convidada a participar do evento por Luiz Moraes, um dos 17 alunos do curso que organizaram o POWERUNIPÊ. Do P6 bacharelado, o estudante tem 24 anos e, há três anos, passou num campeonato de força que envolvia o supino. “Eu fazia musculação”, comentou Luiz, que já participou de três campeonatos de powerlifting e outros dois de levantamento de peso envolvendo um único exercício. Luiz sugeriu realizar o encontro após ingressar na disciplina de Estágio Supervisionado – Gestão e Eventos em Educação Física.

“Ano passado, eu estava com a ideia de organizar um campeonato desse tipo. Ia fazer um só de levantamento terra, mas, como surgiu a disciplina de Estágio, eu adaptei o projeto para a disciplina”, disse o aluno. A supervisora dos estudantes na atividade, professora Taís Feitosa da Silva, comentou que os paratletas procuraram a organização do evento para participar e foram prontamente aceitos.

DSC_4566
DSC_4554
DSC_4546

“Por coincidência, essa mesma turma está cursando uma disciplina que se chama Educação Física Adaptada, que é justamente o entendimento, o estudo dos exercícios, das modalidades esportivas voltadas para os paratletas, pessoas que possuem deficiências”, colocou. Segundo Taís, o encontro trouxe uma experiência prática necessária para os estudantes.

“O que acontece é que, na Educação Física, existe uma gama de eventos desportivos e artísticos que são muitas vezes vivenciados por esses alunos como participantes, mas não como organizadores desses eventos”, apresentou. “Então, quando eles saem do curso da graduação em Educação Física, muitas vezes eles se deparam com oportunidades para realizar eventos voltados para a Educação Física, mas não tiveram uma vivência, uma preparação para isso. Esse estágio busca justamente isso: capacitar o aluno para preparar, organizar e saber as necessidades da realização de um evento”, explicou.

O evento também contou com a participação do presidente da Federação Paraibana de Powerlifting, Agamenon Porto dos Santos, que auxiliou na arbitragem e com equipamentos.

Inscrições para o Vestibular Tradicional

O Unipê está com as inscrições abertas para o Vestibular Tradicional e o curso de Educação Física (Bacharelado e Licenciatura) está entre os disponíveis nesta seleção. Outros cursos disponíveis na Instituição contemplam as áreas da saúde, tecnologia, jurídica e de negócios.  A inscrição pode ser realizada por meio do portal vestibular.unipe.br. Em caso de dúvidas, os candidatos podem ainda ligar para a Central de Relacionamento do Unipê: 0800-707-9210.