11/04/2017 15:09 pm

Sabadão do Imposto de Renda acontece dia 22

Em sua 9ª edição, o Sabadão do Imposto de Renda, projeto de extensão do Centro Universitário de João Pessoa – Unipê, acontecerá no dia 22 de abril para auxiliar e orientar a população sobre o preenchimento e a entrega da Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (IRPF). O mutirão gratuito ocorrerá das 8h às 12h e das 13h às 16h, no Laboratório 7 do Complexo de Tecnologia da Instituição, que fica localizada em Água Fria, João Pessoa.

Os atendimentos serão realizados por uma equipe de 40 estudantes sob a supervisão de dois professores, segundo informou o coordenador do projeto, prof. Paulo Cezar Pereira da Silva. “Os alunos foram preparados durante os semestres 2016.2 e 2017.1 com treinamentos teóricos (sobre a legislação do imposto de renda) e práticos sobre o programa do imposto de renda”, contou o professor. Os alunos participantes são dos seis cursos que integram a coordenação UBTech Business da Instituição.

No dia da consultoria, os interessados deverão doar 3 quilos (Kg) de alimentos não perecíveis, que serão direcionados para os hospitais parceiros do Centro Universitário. O prazo final para entregar a Declaração Anual do IRPF de 2017 terminará às 23h59 no dia 28 de abril.

Para receber a consultoria, os contribuintes devem estar munidos dos seguintes documentos: cópia da última declaração e recibo; comprovante de rendimentos recebidos de fontes pagadoras, que é a DIRF; comprovante de endereço; título de eleitor; comprovantes de despesas com Saúde e Educação; comprovantes de variações patrimoniais; comprovantes de doações realizadas; extratos das contas bancárias (conta corrente e aplicações); guias de GPS, NIT ou PIS e CTPS de empregado doméstico; extratos demonstrativos de dívidas; previdência privada e poupança; e gastos relacionados no Livro caixa, quando for o caso.

Também deverão trazer os documentos referentes a seus dependentes, inclusive CPF para aqueles que tiverem idade acima de 12 anos, que passou a ser exigido a partir desse ano pela Receita Federal. A pessoa que teve renda suficiente e que esta renda não for informada à Receita Federal terá seu Cadastro da Pessoa Física – CPF suspenso e/ou bloqueado pela Secretaria da Receita Federal.

Quem está obrigado a declarar e não o faz está sujeito ao pagamento de multa de, no mínimo, R$ 165,75, limitado a 20% do imposto devido. A apresentação da documentação completa é imprescindível para evitar que o contribuinte caia na malha fina. No Sabadão, o participante já sai com a declaração pronta, impressa e entregue.

Quem é obrigado a declarar Imposto de Renda?

– Pessoa física residente no Brasil que, em 2016, recebeu rendimentos tributáveis, sujeitos ao ajuste na declaração, cuja soma foi superior a R$ 28.559,70. Rendimentos relacionados a trabalho, aluguéis, pensões e benefícios se encaixam nessa categoria;

– Contribuinte que possuía, em 31 de dezembro de 2016, imóveis, veículos e outros bens acima do valor de R$ 300 mil;

– Quem obteve ganho de capital na venda de imóveis, veículos e outros bens sujeitos ao IR;

– Quem teve receita bruta de atividade rural superior a R$ 142.798,50;

– Quem optou pela isenção do IR sobre ganho de capital obtido na venda de imóvel residencial ao usar o dinheiro integralmente na compra de outro imóvel no Brasil, no prazo de 180 dias contados da celebração do contrato de venda;

– Quem recebeu acima de R$ 40 mil em rendimentos isentos (como juros de poupança ou FGTS), não tributáveis (como indenizações em Plano de Desligamento Voluntário e outros tipos) ou tributados na fonte (como 13º salário, ganhos com aplicação financeira e prêmios de loterias);

– Quem fez operações em bolsas de valores, de mercadorias e de títulos futuros, ou obteve ganho de capital com esses investimentos em 2016;

– Quem passou a ser residente no Brasil no ano de 2016 e estava nessa condição em 31 de dezembro.

Sabadão do Imposto de Renda

Preenchimento e Entrega do IRPF

Entrada: Doação de 3 kg de alimento

Data: 22 de abril | Horários: das 8h às 12h e das 13h às 16h

Local: Laboratório 7 do Complexo de Tecnologia do Unipê, no Campus da Instituição, em Água Fria, João Pessoa.