20/02/2017 17:25 pm

PPGD lança edital para Aluno Especial no Mestrado 2017.1

O Programa de Pós-Graduação em Direito – PPGD do Centro Universitário de João Pessoa – Unipê lançou o edital do Processo Seletivo para Ingresso de Alunos Especiais no primeiro semestre de 2017. O Programa oferta 10 vagas, sendo cinco para cada uma das duas linhas de pesquisa: Direito e Desenvolvimento Sociopolítico Sustentável; e Direito e Desenvolvimento de Mercado Sustentável. O edital pode ser conferido em unipe.br/mestrado.

As inscrições devem ser feitas pelo portal unipe.br/mestrado até o dia 8 de março e os candidatos precisarão comparecer à secretaria do PPGD até este prazo, das 8h às 17h, para apresentar a documentação exigida. Na apresentação dos documentos, os candidatos deverão optar por uma das linhas de pesquisa. A Secretaria fica localizada na sala 213 do Bloco J do Campus do Unipê, em João Pessoa.

O Aluno Especial participa do PPGD sem, entretanto, estar vinculado como Aluno Regular. Para alcançar essa condição, ele deverá se submeter ao Processo Seletivo Ordinário do Programa. Este processo deverá ocorrer em janeiro de 2018. No caso de aprovação na seleção ordinária, as disciplinas cursadas como Aluno Especial serão integradas ao currículo do mestrando. A condição de Aluno Especial permite aos candidatos aprovados cursar até três disciplinas optativas, o que gera nove créditos do curso, que serão aproveitados na condição de Aluno Regular.

A seleção acontecerá por meio de análise curricular dos candidatos. A taxa de inscrição do processo custa R$ 100 e o boleto deve ser emitido no portal unipe.br/mestrado. Após o pagamento, o candidato receberá, via e-mail, uma ficha de inscrição que deverá ser entregue, preenchida, na Secretaria do PPGD junto a uma documentação. Além do comprovante de pagamento da taxa, os documentos necessários para efetivar a inscrição são: duas fotografias 3×4; cópias autenticadas da Cédula de Identidade, do Cadastro de Pessoa Física – CPF, do Título de Eleitor e do Certificado de Reservista, no caso de pessoas do gênero masculino.

Entre outros documentos exigidos estão: cópia autenticada do diploma ou certificado de conclusão de graduação em Direito ou quaisquer áreas das Ciências Humanas, Ciências Sociais e Ciências Sociais Aplicadas, desde que o curso seja credenciado pelo Conselho Nacional de Educação – CNE do Ministério da Educação – MEC. Quem não tiver um dos documentos de conclusão de curso poderá entregá-lo até o dia 13 de março de 2017. Ainda, é preciso anexar o Curriculum vitae atualizado e registrado na Plataforma Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, impresso na íntegra e devidamente documentado.

O resultado do processo será divulgado pela Comissão de Seleção no dia 10 de março, no site do PPGD. Já a matrícula dos selecionados acontecerá no dia 13, na Secretaria do PPGD, das 8h às 17h. O investimento para quem optar por uma disciplina do Mestrado será de R$ 600 a mensalidade. Já para duas disciplinas o valor será de R$ 1,2 mil. Será aplicado um desconto de 10% nas mensalidades pagas em dia. Para mais informações, os candidatos podem ligar para a Secretaria do PPGD pelos números 2016-9369 e 2106-9200.