05/01/2017 17:18 pm - Atualizado em 14/09/2017 11:09 am

Evento mundial de desenvolvimento de jogos volta ao Unipê

O Global Game Jam volta ao Unipê no próximo dia 20. Esta é a terceira vez que a Instituição recebe a atividade, que acontece simultaneamente em diversos países. Para esta edição, a Coordenação da UBTech TI, em parceria com o Grupo GameDev Extreme, organizou um evento preparatório com palestras e minicursos, que será realizado no dia 14. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site da iniciativa. A participação no Global Game Jam confere certificado de 36h aos participantes. Também serão conferidos certificados para as palestras e minicursos.

A atividade internacional tem a proposta de utilizar novas ferramentas tecnológicas para projetar, desenvolver e criar jogos. Já o GameDev Extreme é uma iniciativa que surgiu com o objetivo de compartilhar conhecimentos e experiências, além de fortalecer a cena de desenvolvimento de games no Brasil.

De acordo com o prof. Felipe Soares, coordenador do curso de Gestão da Tecnologia da Informação, nas duas primeiras experiências foi possível observar que nem todos os participantes da maratona de desenvolvimento de jogos estavam preparados para o desafio. Por isso, a iniciativa deste ano passa a oferecer uma preparação gratuita visando à melhora no desempenho dos inscritos no Global Game Jam 2017.

“É uma oportunidade das pessoas produzirem jogos de maneira interdisciplinar e isso tem um apelo muito grande na formação profissional dos participantes”, observou o prof. Felipe Soares. Ele ressaltou, ainda, que a iniciativa pretende incentivar o empreendedorismo na área e a produção pensando nas necessidades do mercado.

O desenvolvedor Edson Batista, um dos idealizadores do Grupo GameDev Extreme, destacou que a Global Game Jam movimenta a comunidade de desenvolvedores do mundo todo. Segundo Edson, muitos jogos são criados no evento e isto serve como uma ótima vitrine para os participantes.

Já para Raphael Marques, desenvolvedor e professor do Unipê, o evento é uma ótima oportunidade para testar conhecimentos, aprender novas técnicas e aumentar a rede de relacionamentos dos participantes.

Regras para participação no Global Game Jam

A participação no Global Game Jam é gratuita, entretanto algumas regras devem ser seguidas, conforme consta no site de inscrição da atividade. Veja abaixo os requisitos para participar:

– O participante deve ter mais de 18 anos;
– O jammer deve trazer seu próprio equipamento (computadores, notebooks, periféricos, mesas digitalizadoras, filtros de linha, equipamentos de som, lápis, papel, etc.);
– O jammer pode trazer comida, lençol, colchão, colchonete, travesseiro e demais itens de uso pessoal;
– Não são permitidas bebidas alcoólicas no local do evento;
– Não é permitido fumar dentro dos laboratórios.

Por ocasião da realização do evento, o Unipê oferece aos participantes laboratórios com mesas, cadeiras, ar-condicionado e tomadas. Também proporciona acesso à internet via wi-fi, banheiros com chuveiro (masculino e feminino), salas para dormitórios (masculino e feminino) e sala para refeições.

Confira a programação do GameDev Extreme:

Dia 14/01

13h – 16h – Palestras no Auditório do EVA:

“A Paraíba nos Games”, com o artista digital Pablo Ramon da Ni Digital Studio;

“Financiando o seu jogo”, com Rubem Medeiros, desenvolvedor na Narsvera e criador do jogo Sertão Profundo, que foi financiado através do Kickante;

“O Mercado de jogos digitais”, com o desenvolvedor Edson Júnior da TicJoy;

“Game Design: O que é?”, com o desenvolvedor do jogo Lux da empresa Mago Cinzento, Bruno Elias;

“Posso criar jogos analógicos?”, com Geraldo Melo;

“Negócios Digitais” com o diretor comercial e de soluções digitais pela HostDime, Renan Hannouche.

16h – 18h – Minicursos de 1 hora de duração no Bloco F:

“Construct 2”, com o prof. Thyago Maia;

“Criando jogos divertidos com o BUILDBOX”, com o prof. Edson Júnior;

“Game Design”, com o prof. Bruno Elias;

“Arte para jogos digitais”, com o prof. Pablo Ramon.

Dias 20, 21 e 22/01

Global Game Jam.

*Os portões do Unipê estarão abertos apenas das 7h às 22h.

Dia 27/01

Premiação dos melhores jogos.

Serviço

GameDev Extreme e Global Game Jam

Data: 14, 20, 21 e 22 de janeiro.

Local: Auditório do EVA e Bloco F.

Mais informações no site do evento.

Fonte: Assessoria de Comunicação - ASCOM