28/09/2007 00:00 am

PÊS-GRADUA”?O – Unipê cria curso de especialização em Gerontologia e abre inscrições

Terceira_Idade.gifO Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) criou o curso de Pós-Graduação em Gerontologia e está com as inscrições abertas. As inscrições estão sendo feitas no prédio da Pós-Graduação, localizado ao lado da Reitoria, no campus universitário, em João Pessoa, das 8h00 às 21h00. Os interessados podem adquirir maiores informações no site da instituição (www.unipe.br). O Dia Nacional do Idoso será comemorado na próxima segunda-feira, 1º de outubro.
O estudo do envelhecimento humano é o principal objetivo do novo curso de Especialização em Gerontologia do Unipê. Segundo a coordenadora, professora Regina Irene Diaz Formiga, o curso surgiu justamente da necessidade de atender a essa população (acima de 60 anos), que vem crescendo a cada ano.
A Paraíba é o 5º Estado do País com maior percentual de idosos, com 10,8% da sua população com mais de 60 anos, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad 2006) divulgados pelo IBGE mostram que já são ao todo 393 mil idosos na Paraíba. Em apenas um ano, este contingente populacional teve um aumento de aproximadamente 30 mil pessoas.
“O envelhecimento da população brasileira tem sido estudado e discutido em diversas áreas do conhecimento, seja na geriatria ou na gerontologia. Podem se inscrever nesse curso médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos, assistentes sociais, educadores físicos, nutricionistas e advogados”, informou a professora Regina Formiga, especialista na área.

Fonte: Assessoria de Comunicação - ASCOM